Ferramenta de Pesquisa

Notícias

Sessão Solene homenageia Dia da Bíblia

A Câmara Municipal dos Vereadores de Cachoeirinha homenageou na noite da última quinta-feira (13), em Sessão Solene (última de 2018), o Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. Com quase 500 pessoas lotando o Plenário Osvaldo Corrêa, marcaram presença na Sessão, os vereadores Rubens Otávio (MDB), Presidente da Casa, Felisberto Xavier (PV), Fernando Medeiros (PDT), Eduardo Keller (PRB), Deoclécio Mello (SD), Marco Barbosa (PSB) e Ibaru Rodrigues (PSB).

A homenagem ainda teve a presença do Pastor Vinicius Lacerda, Gerente Regional da Sociedade Bíblica do Brasil, que neste ano comemora 70 anos de fundação. Representando a Prefeitura Municipal, estava o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Abrão.

Durante a Sessão, ocorreu a posse da nova diretoria da Associação e Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Cachoeirinha (ACMEC). O Pastor Fabiano Sabio passou o posto de Presidente para o Pastor Joice Pereira, da Igreja Vida Nova.

Em um gesto de agradecimento pelo convite, o Gerente da Sociedade Bíblica do Brasil no Estado, Pastor Vinícius Lacerda, presenteou a Câmara com um exemplar da Bíblia Sagrada, livro mais vendido no mundo há mais de 50 anos. As atrações artísticas da noite foram as apresentações do Coral da Igreja Vida Nova e da Banda de louvor AD 55.

O Presidente da Câmara, o Vereador Rubens Otávio, disse que a Bíblia contém regras de convivência familiar e em sociedade, normas de respeito ao próximo e às autoridades. "A leitura da palavra sagrada estimula a seguir os ensinamentos de adoração a Deus”, disse.

Fotos Raissa Vargas/CMC

Companhia Sobre Rodas recebe Moção de Congratulações por conquista no Litoral

O destaque da última Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores Cachoeirinha foi a entrega de Moção de Congratulações para a equipe de alunos da Escola de Patinação Artística Companhia Sobre Rodas. A homenagem de autoria do Vereador Paulinho da Farmácia (PDT) foi pela recente conquista da Medalha de Ouro no Campeonato Open Internacional, em Capão da Canoa. O título foi entregue pelo Vereador Paulinho para a Professora Luiza Cristina, que coordena a Escola de Patinação. 

Reunião debateu organização da Sessão Solene da Bíblia

A já tradicional Sessão Solene da Bíblia na Câmara Municipal de Cachoeirinha já vem sendo organizada. Com data para ocorrer a partir das 20h de 13 de dezembro, o evento foi tema de reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 5, no Gabinete do Vereador Felisberto Xavier (PV). Participaram do encontro a chefe de Gabinete do Vereador Xavier, Inês Pinheiro, o Presidente da Associação e Conselho de Ministros e Pastores de Cachoeirinha, Fabiano Sabio, e o servidor da Câmara, responsável pelo roteiro da cerimônia, José Carlos.

Neste ano, a Sessão da Bíblia contará com a presença do Gerente Regional da Sociedade Bíblica no Brasil, Pastor Vinicius Lacerda. A Sociedade Bíblica no Brasil completa 70 anos. Os detalhes da Sessão Solene seguem sendo encaminhados pela organização.

 

 

Vereadores se reúnem na Caixa para tratar do Projeto Habitacional Romênia

Em reunião solicitada pela Frente de Acompanhamento do Projeto Habitacional Romênia, os Vereadores Rubens Otávio (MDB), Presidente da Câmara, e Alcides Gattini (MDB), estiveram na última quarta-feira, dia 4, na Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Porto Alegre. Os parlamentares foram recebidos pelo Gerente de Filial, Claus dos Santos, Gerente de Negócios, Marcelo Silva, supervisor Marco Aurélio Alves e Fabíola Silveira. O objetivo do encontro foi de obter esclarecimentos sobre o Projeto Habitacional Romênia, quanto ao cadastro dos beneficiários, prazos estabelecidos para encaminhamentos dos documentos e informações sobre questões técnicas para que seja viabilizado em Cachoeirinha. O programa tramita no Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Na oportunidade, Gattini relatou o trabalho que vem sendo feito pelos Vereadores em relação a condução do projeto, que visa beneficiar famílias cadastradas em área de risco. O Presidente da Câmara, Rubens Otávio salientou a importância deste Projeto para a cidade, tendo em vista o déficit habitacional existente. O Gerente Claus Olívio dos Santos ressaltou que Cachoeirinha foi um dos oito municípios no Estado e o único na Região Metropolitana aprovado no programa habitacional. Nos próximos dias, a Câmara fará uma reunião com a Prefeitura para seguir tratando do tema.

Câmara Municipal realiza Sessão Solene Cidadão Honorário e Benemérito

 

A Câmara Municipal de Cachoeirinha realiza na noite da próxima quinta-feira, dia 6, a partir das 19h, no Plenário Osvaldo Corrêa, mais uma edição da Sessão Solene Cidadão Honorário e Benemérito.  Em 2018 serão dez homenageados. O título é entregue a personalidades que tendo atuado de forma destacada na comunidade de Cachoeirinha, mereceram a indicação de seus nomes para esta honraria. O título de Cidadão Honorário tem como objetivo o reconhecimento de pessoas que nascidas fora do município, em algum momento de suas vidas desempenharam atividades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade. Já o título de Cidadão Benemérito tem como objetivo o reconhecimento de pessoas que nasceram no município, ou que residem há mais de 5 anos no município, e que também tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade.

 

Os agraciados Honorários são:

 

Adriana Machado Siqueira-Vereador Deoclécio Mello (SD)

João Porfírio Soares-Vereador Edison Cordeiro (PRB)

Arno Arthur Dröse-Vereador Alcides Gattini (MDB)

Paulo Finger – Vereador Ibaru Rodrigues (PSB)

José Salvador de Melo-Vereadora Jack Ritter (PSB)

Maria Tereza Menin Giza-Vereador Marco Barbosa (PSB)

Daniel Lopes de Oliveira-Vereador Felisberto Xavier (PV)

Fábio Gonçalves Silva- Vereador Rubens Otávio (MDB)

Antônio da Silva Carlos-Vereadora Jussara Caçapava (PSB)

 

Os agraciados Beneméritos são:

 

João Carlos da Silva-Vereador Fernando Medeiros (PDT)

 

Câmara Municipal de Cachoeirinha abre inscrições para concurso público

O Presidente da Câmara Municipal de Cachoeirinha, no uso de suas atribuições legais, torna público, por este Extrato do Edital de Abertura nº 01/2018, que realizará Concurso Público, por meio de provas seletivas de caráter competitivo, para o provimento de Cargo e formação de cadastro de reserva  para o seu quadro de pessoal, de acordo com a Lei Complementar nº 73/2018, de criação do Cargo, com o ingresso pelo Regime Estatutário. O período de inscrição para o Cargo de Técnico Legislativo ocorre de 02 a 25 de outubro de 2018, exclusivamente, pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. O Concurso Público será executado pela Fundação La Salle e reger-se-á pelas disposições contidas na legislação municipal vigente, Lei Complementar nº 03/2006 e Decreto Municipal nº 4.707/2009, bem como pelas normas contidas no Edital de Abertura nº 01/2018, publicado na integra no site  www.fundacaolasalle.org.br/concursos, no dia 02 de outubro de 2018.

Plano Diretor foi pauta de reunião no Centro das Indústrias

O Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Rubens Otávio (MDB), e o Vereador Alcides Gattini (MDB) participaram na última terça-feira (30), de reunião promovida pelo Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC). O objetivo da reunião foi discutir as emendas a Lei que “Institui o Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano do Município de Cachoeirinha”.

Na ocasião foram recebidos pelo presidente Admir Juchneski, os diretores Elisete Feijó, Arno Laux e o presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), Cleber Soares.

Segundo Admir é fundamental estas apresentações das emendas ao Plano Diretor, para que possam ser avaliadas e discutidas pelos membros do CIC que também fazem parte do processo, uma vez que também são discutidas alterações nas áreas industriais do município. 

Na oportunidade também apresentou aos representantes do Poder Legislativo algumas demandas que devem ser consideradas importantes para o desenvolvimento local, como a questão da mobilidade, a necessidade de aceleração no processo de liberação da instalação de empresas.

Alcides Gattini apresentou as emendas relacionadas à área industrial e também ao corredor misto da Avenida Flores da Cunha, extensivo a Vila City Nova Fase, que passarão pela apreciação dos demais vereadores em Sessão Ordinária.“Todas as emendas que forem apresentadas pelo Poder Legislativo serão discutidas com o CIC, conforme solicitação, afirma Rubens Otávio.

NOTA OFICIAL

A Câmara Municipal de Cachoeirinha lamenta o falecimento do mascote da Casa, o cão comunitário “Negão”, na tarde do último domingo (30), após mal súbito. Todo atendimento possível foi realizado pela clínica veterinária ao qual foi encaminhado.  “Negão” estava com todas as vacinas em dia e recebia cuidados diariamente.  O animal sempre teve a admiração e o carinho dos servidores e visitantes do Legislativo. A Casa do Povo sentirá saudades do seu amado mascote.

Nota de pesar

A Câmara Municipal de Cachoeirinha lamenta com profundo pesar o falecimento do primeiro Prefeito e um dos emancipadores do município, Ruy Teixeira, ocorrido no último domingo (28). O Poder Legislativo Municipal manifesta o mais profundo sentimento de solidariedade à família e amigos de um dos políticos pioneiros e mais respeitados na cidade.

Alunos do EJA da Escola Fidel Zanchetta acompanham a rotina da Câmara Municipal

Na noite da última terça-feira, 25, durante Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Cachoeirinha recebeu a visita de estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fidel Zanchetta. O objetivo da visita do grupo foi para conhecer o funcionamento do parlamento e apresentar seus questionamentos para os vereadores. Os alunos, acompanhados pela Vereadora Jack Ritter (PSB) e do Presidente da Câmara, o Vereador Rubens Otávio (MDB), acompanharam o andamento da Sessão e conheceram a estrutura da casa. “Precisamos de mais ideias assim para aproximar a população da casa legislativa”, enfatiza a Vereadora Jack Ritter.

A iniciativa faz parte do projeto “A casa é nossa: exercendo a cidadania”, do professor Gilvan Teixeira, que realiza em duas oportunidades no semestre, visitas na Câmara Municipal com objetivo de acompanhar a Sessão e acompanhar a rotina da casa.